A profissão de Auxiliar Veterinário veio para suprir uma necessidade da Medicina Veterinária, onde assim como o médico humano, tem o enfermeiro sendo seu "braço direito", o médico veterinário necessita de um profissional que seja seu "enfermeiro", que nesse caso, é o Auxiliar Veterinário.
Segundo a matéria publicada na revista PetServ de São José do Rio Preto/SP, o Auxiliar Veterinário é quem coloca em prática o plano terapêutico determinado e prescrito pelo Médico Veterinário, assim como o enfermeiro para o médicos. Devido a esse motivo cada vez mais o profissional Auxiliar Veterinário está presente em clínicas e hospitais do setor pet.
Vale lembrar que todas as condutas, práticas e planos terapêuticos devem ser cumpridos sob supervisão do Médico Veterinário e com sua orientação, sendo vedado o auxiliar criar qualquer plano terapêutico ou procedimento sem supervisão e instrução do Médico Veterinário.
A profissão de Auxiliar Veterinário consta na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego (CBO), sob número 5193-05, sendo assim a regulamentação é Legal. Diferente do enfermeiro, cuja profissão requer formação superior para ser exercida, o Auxiliar Veterinário não possui a necessidade de certificação superior. Devido à necessidade do mercado de trabalho, surgiram diversos cursos livres sem reconhecimento pelo MEC e com isso o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) criou uma resolução em 2014 onde exige que os cursos sejam previamente analisados e autorizados por eles.
O crescente mercado pet esta exigindo a contratação de profissionais cada vez mais capacitados, seja pela experiência anterior ou pelo aprendizado básico em cursos específicos. Com essa necessidade o Centro Educacional de Medicina veterinária (CEMEV) criou o Curso Auxiliar Veterinário para auxiliar Médicos Veterinários.
PAPEL DO AUXILIAR VETERINÁRIO
A função do Auxiliar Veterinário é oferecer apoio à logística para perfeito funcionamento aos consultórios, clínicas, pet shop, hospitais ou qualquer estabelecimento que possua atendimento veterinário. Esse profissional muitas vezes acompanha atendimento externo, em domicílio, para auxilio do Médico Veterinário.
Esse profissional tem o papel de facilitador das atividades veterinárias, mas sempre com supervisão. O auxiliar irá facilitar o profissional Médico Veterinário na contenção dos animais atendidos, no preparo de vacinas e medicamentos prescritos pelo Médico Veterinário responsável, realizar a montagem de equipamentos e instrumentário cirúrgico, realizar a limpeza e desinfecção do ambiente e instrumentos de atendimento, cortar unhas, limpeza dos ouvidos, tricotomia para cirurgias, fluidoterapia ou mesmos curativos. O papel dele é auxiliar o veterinário.
É vedado ao auxiliar veterinário passar-se por Médico Veterinário. Jamais deve prescrever medicações, não deve diagnosticar, nunca deve realizar um atendimento, não deve realizar um procedimento sem supervisão , mesmo em domicilio, deve essencialmente obedecer as regras impostas pela Lei Federal 5.517, de 23 de outubro de 1968.
Em relação à remuneração fica difícil estimar um salário, pois por se tratar-se de uma profissão não regulamentada por lei, apenas reconhecida, não há um piso salarial definido, mas existe uma grande variedade de valores estimados no mercado.